A Angústia da Influência: Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933-1945

A Angústia da Influência: Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933-1945

A Angústia da Influência: Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933-1945

A Angústia da Influência: Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933-1945

Hardcover

$102.15 
  • SHIP THIS ITEM
    Qualifies for Free Shipping
  • PICK UP IN STORE
    Check Availability at Nearby Stores

Related collections and offers


Overview

Os ensaios reunidos neste volume reflectem sobre a angústia da influência que a Alemanha nacional-socialista sente na sua relação específica com os países da Europa do Sul com quem, à época, tem afinidades ideológicas manifestas (Itália, Espanha, Portugal). E fazem-no, num quadro disciplinar polifacetado onde convivem e interagem a política, a cultura e a ciência.

Product Details

ISBN-13: 9783631654293
Publisher: Peter Lang GmbH, Internationaler Verlag der Wissenschaften
Publication date: 07/17/2014
Series: passagem: Estudos em ciencias culturais / Studies in Cultural Sciences / Kulturwissenschaftliche Studien , #7
Pages: 330
Product dimensions: 5.83(w) x 8.27(h) x (d)
Language: Portuguese

About the Author

Fernando Clara é docente da Universidade Nova de Lisboa. As suas áreas de investigação compreendem os Estudos Culturais, os Estudos Alemães e as Relações Luso-Alemãs.
Cláudia Ninhos é investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Publicou recentemente, com Irene Pimentel, Salazar, Portugal e o Holocausto.

Table of Contents

Conteúdo: Fernando Clara/Cláudia Ninhos: A Alemanha e a Europa do Sul, 1933-1945: relações influentes, angústias, ansiedades – Xosé M. Núñez Seixas: Os limites do fascismo transnacional: falangismo, nacional-socialismo e a influência do III Reich em Espanha (1931-1945) – Mario Ivani: Itália fascista e política de potência. A exportação da «ideia» fascista no Estado Novo português (1933-1943) – Cláudia Ninhos: À procura de uma «Aliança Espiritual» com a Alemanha. Do Ultimato Britânico à ascensão do Nacional-Socialismo – Marició Janué i Miret: A Alemanha e a Europeização da Espanha. Do «Desastre Colonial de 1898» à Segunda Guerra Mundial: Os Bolseiros da Junta para la Ampliación de Estudios – Fernando Clara: A «questão da raça», as redes internacionais do Instituto Ibero-Americano de Berlim e as suas relações com Portugal (1933-1945) – António Fernando Cascais: A receção da eugenia alemã em Portugal, 1933-1945 – José Pedro Castanheira: Ayres de Azevedo: um eugenista português na Alemanha Nazi – Jorge Freitas Branco: Espaços modernos. Governamentalidade em Lisboa e em Frankfurt/Main – Ana Mehnert Pascoal: Circulação Teórico-Prática entre o III Reich e o Estado Novo: Hermann Distel e a Arquitectura Hospitalar – Ana Cristina Martins: A arqueologia alemã em Portugal e em Espanha na primeira metade de novecentos: uma ciência, um paradigma, duas realidades (um primeiro esboço) – Sérgio Rezendes: A tecnologia alemã nos Açores entre as duas guerras mundiais – Rui Aballe Vieira: Expectativas Goradas: rearmamento e auto-suficiência industrial no Portugal de entre-guerras.
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews