×

Uh-oh, it looks like your Internet Explorer is out of date.

For a better shopping experience, please upgrade now.

Entre o Céu e a Terra
     

Entre o Céu e a Terra

by Franz Zeilinger
 
Todos reconhecem a importância do Sermão da Montanha como elemento determinante da maneira de entender o cristianismo através da história. Composto por Mateus no último quarto do primeiro século, deve ser entendido como tendo o objetivo preciso de esclarecer a forma sob a qual se deve seguir o ensinamento de Jesus no contexto adverso em

Overview

Todos reconhecem a importância do Sermão da Montanha como elemento determinante da maneira de entender o cristianismo através da história. Composto por Mateus no último quarto do primeiro século, deve ser entendido como tendo o objetivo preciso de esclarecer a forma sob a qual se deve seguir o ensinamento de Jesus no contexto adverso em que vivia a comunidade cristã, tendo deixado Jerusalém após a queda da cidade em poder dos romanos.

O que caracteriza o comentário do Professor Franz Zeilinger ora publicado em português, é a tentativa de definir com a maior precisão possível a significação e o alcance do conjunto de toda a composição literária de Mateus, assim como de cada uma das sentenças que a compõem, mostrando o sentido que têm como indicação do espírito em que se deve viver como cristão, por mais adversas que sejam as circunstâncias em que se encontrem a comunidade e cada um dos cristãos.

A história da interpretação desse texto maior é cheia de contradições. Contra a dupla tentação oposta de entender o discurso quer na materialidade de suas prescrições, quer como expressão ideal jamais realizável no dia-a-dia do cristão, a interpretação do Sermão da Montanha aqui proposta procura mostrá-lo como expressão exigente, mas inevitável, do Espírito de Jesus, em perfeita consonância com as exigências do grande mandamento do amor de Deus e do próximo.

Na atualidade, não só o mundo em que vivemos se situa nas antípodas desse mesmo Espírito, como, no seio da comunidade, vêm acontecendo desde os tempos de Constantino, muitas foram e ainda hoje são as tendências de adaptar o cristianismo ao espírito do tempo. O Sermão da Montanha é a fortaleza que se opõe a toda secularização do Evangelho e mantém vivo, por suas expressões e imagens cheias de contrastes e paradoxos, o caminho da perfeita fidelidade a Jesus.

Product Details

ISBN-13:
9788535631326
Publisher:
Paulinas
Publication date:
12/26/2013
Sold by:
XERIPH - EBKS
Format:
NOOK Book
Pages:
328
File size:
1 MB

Customer Reviews

Average Review:

Post to your social network

     

Most Helpful Customer Reviews

See all customer reviews