Os ciganos ainda estão na estrada

Os ciganos ainda estão na estrada

by Cristina da Costa Pereira
Os ciganos ainda estão na estrada

Os ciganos ainda estão na estrada

by Cristina da Costa Pereira

eBook

$3.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Hostilizados durante milênios e até hoje temidos por outras etnias, os ciganos se espalharam pelo mundo sem manter registros próprios sobre sua história e cultura. Não há nenhum censo oficial, mas alguns cálculos apontam 17 milhões em todo o mundo, 1,5 milhão na América Latina e cerca de 500 mil espalhados pelo território brasileiro. Em Os ciganos ainda estão na estrada, a escritora e pesquisadora Cristina da Costa Pereira traça as origens da etnia e mostra aspectos de seu cotidiano na atualidade.
Consultora do dramaturgo Aguinaldo Silva para a novela Pedra sobre pedra, que trazia personagens ciganos, Cristina expõe a origem, história e importância cultural da etnia cigana na sociedade atual. O livro traz ainda depoimentos de artistas como a atriz Ana Rosa, que vem de uma família circense, Wagner Tiso, descendente de ciganos húngaros, e Orlando Orfei, empresário que tem um dos mais conhecidos circos brasileiros.
A contribuição artística dos ciganos é destacada no livro, que mostra, além da incorporação da música e dança flamengas pelo Ocidente, a presença cigana na literatura, com Carmen, de Prosper Merimée, e na poesia de Garcia Lorca. Outro aspecto que Cristina Pereira ressalta é o misticismo dos ciganos, praticantes da quiromancia e, atualmente, integrando seus conhecimentos a outras manifestações espirituais, como a umbanda.

Product Details

ISBN-13: 9788581221090
Publisher: Rocco Digital
Publication date: 10/03/2012
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 176
File size: 415 KB
Language: Portuguese

About the Author

A carioca Cristina da Costa Pereira graduou-se em Letras pela UFRJ e, por dez anos, foi professora de língua portuguesa e literatura. Em 1986, publicou seu primeiro livro, o ensaio Povo cigano, e, em 2000, foi finalista do Prêmio Jabuti Categoria Religião, com o livro A inspiração espiritual na criação artística. Representou o Brasil no Congresso Internacional de Ciganos, a convite do Centro Studi Zingari, na Itália. Em 2006, recebeu o prêmio Mérito Cultural, da União Brasileira de Escritores, pelo conjunto de atividades exercidas em prol da arte e da cultura.
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews