Ritmo humanegrítico: Antologia poética

Ritmo humanegrítico: Antologia poética

Ritmo humanegrítico: Antologia poética

Ritmo humanegrítico: Antologia poética

eBook

$8.99 
Available for Pre-Order. This item will be released on July 16, 2024

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers


Overview

Humana, negra, crítica. São estas as características que percorrem a produção do escritor Cuti — uma das vozes mais brilhantes e originais da literatura brasileira — e as páginas desta antologia, que nos provoca e sensibiliza sobre o momento presente. De um dos fundadores dos Cadernos Negros, com texto de orelha de Maria Nazareth Soares Fonseca.

Ritmo é elemento primordial na obra de Luiz Silva, o Cuti. Nesta antologia, o poeta eleva essa característica a um patamar que, ao convergir sonoridade e movimento, se coloca diante do leitor como uma pista de dança. O convite é para que se escute o potente reverberar de seus versos e se comova com a minuciosa cadência das palavras, o tempo das rimas, o deslocamento das páginas.
Toda essa agitação compõe um bailado impetuoso, conduzindo o leitor por temas críticos como o avanço do ódio no mundo, o racismo, a influência nociva das novas tecnologias na sociedade, ao mesmo tempo em que trata de amor, de identidade e da necessidade incontornável de esperança.
Poeta, dramaturgo e um dos mais influentes intelectuais da literatura e do movimento negro brasileiro, Cuti reúne em Ritmo humanegrítico poemas já publicados e inéditos para delinear os horizontes de sua produção literária, iniciada ainda em 1970: "não é ser negro/ nem ter sido o esteio do mundo/ mas o titubeio do branco/ em me aceitar/ como igualmente humano".


Product Details

ISBN-13: 9788535938647
Publisher: Companhia das Letras
Publication date: 07/16/2024
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 272
Language: Portuguese

About the Author

CUTI é pseudônimo de Luiz Silva, escritor, poeta e dramaturgo nascido em Ourinhos (SP), em 31 de outubro de 1951. Doutor em literatura brasileira pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, é um dos fundadores do Quilombhoje e um dos criadores e mantenedores dos Cadernos Negros, série inaugurada em 1978 com publicações anuais que alternam contos e poemas de autoria negra. É autor de dezenas de livros, uma produção diversa que abrange poemas, contos, ensaios e obras de não ficção.

From the B&N Reads Blog

Customer Reviews