UX estratégico: Design aplicado a ecossistema de produtos

UX estratégico: Design aplicado a ecossistema de produtos

by Gabriel Pinheiro Maciel da Silva
UX estratégico: Design aplicado a ecossistema de produtos

UX estratégico: Design aplicado a ecossistema de produtos

by Gabriel Pinheiro Maciel da Silva

eBook

$9.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Estamos em uma era de transição na forma como as pessoas se comportam, interagem entre si e consomem produtos e informações. Quando combinamos produto e design, a experiência vem ganhando o centro do processo. Não se consomem mais apenas produtos, mas sim lugares, interações, relações e expectativas. E tudo isso independentemente do canal, tecnologia ou formato. É preciso mudar as lentes pelas quais enxergamos o mundo à nossa volta, atuando de maneira estratégica e sendo capazes de gerar valor para toda cadeia relacionada aos nossos produtos, serviços e, claro, experiências. Neste livro, Gabriel Pinheiro mostra que o valor real de uma experiência vai além da capacidade de obter um retorno rápido e fugaz, como muitos pensam. Ele consiste em possibilitar e sustentar um retorno incremental e capaz de proporcionar inovação. Ao trabalhar com um roadmap estratégico flexível e entender ecossistemas de produto, você poderá desenvolver um mapeamento generativo e integrado de processos e produtos. Com isso, terá ferramentas para criar dinâmicas de apoio às equipes na estruturação de visões de produto compartilhadas, no uso de métricas e na capacidade de adaptação, comprovando a importância de inserir o design em uma cultura ágil de produto.

Product Details

ISBN-13: 9786586110807
Publisher: Casa do Código
Publication date: 08/30/2021
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 235
File size: 6 MB
Language: Portuguese

About the Author

Sou designer desde 2008, com ampla experiência em produtos digitais. Atualmente atuo como Gerente de design na Handmade, e meus trabalhos anteriores incluem marcas como Wine.com.br, SKY, Autoglass, Omelete store e Kabum. Durante minha trajetória profissional sempre busquei combinar conhecimentos de design e produto, e estou sempre compartilhando as minhas descobertas com a comunidade de design, tendo já contribuído com mais de 20 artigos para o UX Colletive e sido palestrante na Campus Party.

Table of Contents

Parte I - Mise en place no design 1 Concierges de experiência — Entendendo seu papel 1.1 O papel do estrategista dentro das organizações 1.2 A combinação dos pilares 2 Adaptando-se a um novo cenário 3 Uma era de experiências, uma era de complexidade 3.1 O problema dos modelos de administração predominantes 3.2 Mas como as empresas são capazes de aprender? 4 Formação e lastro 4.1 Formação de uma experiência 4.2 Lastro evolutivo de uma experiência 4.3 Entendendo os motores que nos levam à ação 4.4 Como usar o tempo como algo acionável em nossas experiências? 4.5 Recursos para atuar com base em cenários 4.6 Usando o tempo para proporcionar a inovação 5 Inovação x Novidades 5.1 Tipos de inovação 5.2 Diferença entre novidade e inovação 5.3 A inovação como processo 5.4 Troca de valor real 6 Propósito centrado em experiências 6.1 Mas por que centrado em experiências? 6.2 O Exemplo da BlueHill 7 Sentido de produto: desenvolvendo a sua capacidade de adaptação 7.1 O que é um produto? 7.2 Os 6 sentidos de produto 7.3 Exercitando a visão de longo prazo 8 Os seis aprendizados sobre uma economia de experiência Parte II - Desbravando ecossistemas de produtos 9 Visualizando o seu ecossistema de experiências 9.1 Explorando o conceito de ecossistema 9.2 Uma complexidade inevitável 9.3 Anatomia de um ecossistema 9.4 Um exemplo de ecossistema 9.5 Como diferenciar elementos de um ecossistema? 9.6 Construindo a visibilidade a partir de visões compartilhadas 9.7 Como gerar uma visão de produto? 10 Conhecendo os habitantes do seu ecossistema de produtos 10.1 O poder da empatia 10.2 Criando vínculos, quebrando silos 10.3 Efeito Uri Buri: O respeito é rei 10.4 Identificando, criando e aplicando personas de design 10.5 Por onde eu começo? 10.6 Times internos e externos: um olhar sobre consultorias 10.7 Lab como uma fonte de aprendizagem 11 Orquestrando seu ecossistema 11.1 É tudo sobre intenção 11.2 Visão estratégica e tática 11.3 Usando dados como linguagem 11.4 Riscos Parte III - Design em uma era ágil e adiante 12 UX em uma cultura de produtos ágil 12.1 O que design, produto, ágil e lean têm em comum? 12.2 A importância da etapa de discovery 12.3 A relação entre a figura de design e de produto 12.4 Benefícios e riscos da metodologia ágil para as experiências 12.5 A importância de refletir sobre essas questões 13 Uma visão sobre o futuro 13.1 Pilares de uma economia de experiência 13.2 5 princípios de UX Strategy 13.3 Chegou a hora de ir em frente 14 Bibliografia
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews