Afeto em competições matemáticas inclusivas: A relação dos jovens e suas famílias com a resolução de problemas

Afeto em competições matemáticas inclusivas: A relação dos jovens e suas famílias com a resolução de problemas

NOOK Book(eBook)

$5.99
Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
Want a NOOK ? Explore Now

Overview

Afeto em competições matemáticas inclusivas: A relação dos jovens e suas famílias com a resolução de problemas by Nélia Amado, Susana Carreira, Rosa Tomás Ferreira

As dimensões afetivas constituem variáveis cada vez mais decisivas para alterar e tentar abolir a imagem fria, pouco entusiasmante e mesmo intimidante da Matemática aos olhos de muitos jovens e adultos. Sabe-se atualmente, de forma cabal, que os afetos (emoções, sentimentos, atitudes, percepções…) desempenham um papel central na aprendizagem da Matemática, designadamente na atividade de resolução de problemas. Na sequência do seu envolvimento em competições matemáticas inclusivas baseadas na internet, Nélia Amado, Susana Carreira e Rosa Tomás Ferreira debruçam-se sobre inúmeros dados e testemunhos que foram reunindo, através de questionários, entrevistas e conversas informais com alunos e pais, para caracterizar as dimensões afetivas presentes na participação de jovens alunos (dos 10 aos 14 anos) nos campeonatos de resolução de problemas SUB12 e SUB14. Neste livro, o leitor é convidado a percorrer várias das dimensões afetivas envolvidas na resolução de problemas desafiantes. A compreensão dessas dimensões ajudará a melhorar a relação das crianças e dos adultos com a Matemática e a formular uma imagem da Matemática mais humanizada, desafiante e emotiva.

Product Details

ISBN-13: 9788551300114
Publisher: Autêntica Editora
Publication date: 01/09/2017
Sold by: Bookwire
Format: NOOK Book
Pages: 112
File size: 2 MB

About the Author

Nélia Amado É doutora em Didática da Matemática pela Universidade do Algarve. É professora auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem participado de diversos projetos de investigação em Portugal e no Brasil no âmbito da formação de professores, da utilização das tecnologias e da resolução de problemas. Susana Carreira É doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa. É professora associada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, professora convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora da UIDEF. Tem pesquisa em tecnologias no ensino da Matemática, modelagem matemática e resolução de problemas. Coordenou o Projeto Problem@Web (2011-2014) e colabora em projetos com o Brasil. Rosa Tomás Ferreira Doutora em Educação Matemática pela Illinois State University, EUA, Rosa Tomás Ferreira é professora auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde trabalha essencialmente na formação inicial de professores de Matemática. Tem colaborado em vários projetos de investigação, versando temáticas diversas, bem como na supervisão de programas de intervenção nacional ao nível do desenvolvimento curricular em Matemática.

Customer Reviews

Most Helpful Customer Reviews

See All Customer Reviews