Como não fazer uma tese

Como não fazer uma tese

NOOK BookNova edição (eBook - Nova edição)

$9.99
Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
LendMe® See Details
Want a NOOK ? Explore Now

Overview

Como não fazer uma tese by Clovis Ultramari

Este livro, inicialmente, fora escrito ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento. Após leitura de pareceristas das editoras, concluiu-se que seria também do interesse do orientador. Seus capítulos escrutinam as principais fases da elaboração de uma tese. Inicia com a escolha do tema de pesquisa e do orientador e avança até a sessão da defesa. Clovis Ultramari escreve seu livro com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma grande riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 3. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou de diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho de pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles. O estilo que Clovis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, como ele mesmo diz, "cínico". Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um "fardo" de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo muito útil.

Product Details

ISBN-13: 9788568324806
Publisher: PUCPRess
Publication date: 05/19/2017
Sold by: Bookwire
Format: NOOK Book
Pages: 152
File size: 2 MB

About the Author

Clovis Ultramari é arquiteto urbanista. Pesquisador junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná. Pós-doutor pela George Washington University, DC. e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sua produção acadêmica diz respeito à cidade, seus aspectos conceituais e sua gestão. Com grande número de alunos da pós-graduação orientados, este é seu primeiro trabalho que não discute esses temas. Orientação e oferta de disciplinas em nível de doutoramento são suas matérias-primas para discutir um determinado processo acadêmico: a construção de uma tese.

Table of Contents

1. Com medo do orientando 2. Dedicatória 3. A escolha do orientador 4. Clareza, simplicidade, concisão 5. Dos textos turvos e do Corvo 6. Quem é o leitor? 7. Autoajuda 8. Originalidades e hipóteses 9. O tempo atropelado 10. Dois tipos de tese 11. O bom e o ruim orientando 12. Da ordem das coisas 13. Uma digressão com Shiva 14. Muita leitura enlouquece 15. A responsabilidade do orientador 16. Na banca 17. Considerações finais

Customer Reviews

Most Helpful Customer Reviews

See All Customer Reviews