Práticas Socioeducativas em Espaços Escolares e Não Escolares

Práticas Socioeducativas em Espaços Escolares e Não Escolares

by Marcio Bernardino Sirino

NOOK Book(eBook)

$7.99

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now
LEND ME® See Details

Overview

Neste terceiro volume, Práticas socioeducativas em espaços escolares e não escolares, as discussões trazidas por educadores sociais, professores da educação básica e do ensino superior e, por pesquisadores da área de Pedagogia e da Educação Social versam sobre a Pedagogia Social como ferramenta de práticas em diferentes espaços. Dessa forma, os textos contribuem para as seguintes discussões neste campo teórico: a educação social e as práticas escolares, a potencialidade de situações educativas extraclasse contribuindo para a profissionalização de jovens, a relação educacional e as questões étnico raciais, as relações de práticas educativas na área da saúde e do turismo, o espaço não escolar como característica do trabalho do Pedagogo e a contribuição do campo teórico da Pedagogia Social na Europa para pensarmos sobre as possíveis construções da Educação/Pedagogia Social no Brasil. Com isso, o intuito desse material é contribuir para a discussão do campo teórico da Pedagogia Social possibilitando, assim, a formação de professores e educadores sociais, assim como a formação inicial dos futuros profissionais que atuarão em espaços educacionais escolares e não escolares.

Product Details

ISBN-13: 9788546215225
Publisher: Paco e Littera
Publication date: 05/07/2019
Series: Teorias e Práticas em Pedagogia Social , #3
Sold by: Bookwire
Format: NOOK Book
Pages: 248
File size: 1 MB

About the Author

Pedagogo (UCB); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a pesquisa denominada "Trajetória da Educação em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis: uma composição entre o universal e o focal?", que se realizou sob orientação da Prof.ª Dr.ª Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho; Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Membro do "Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral" (NEEPHI/UNIRIO) e, ainda, Pesquisador Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão "Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas Educativas Não Escolares e Atividades Extracurriculares", da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP/São Gonçalo).

Table of Contents

1. Os jogos cooperativos como instrumento educacional; 2. O contra turno escolar sob a perspectiva da pedagogia social e da psicologia sócio histórica; 3. Dificuldades encontradas por professores de língua portuguesa de escolas públicas urbanas em relação a alunos indígenas da etnia xavante; 4. A escola e seus lugares derepresentação: uma experiência estética com jovens da rede Faetec/RJ; 5. Teoria e prática: possíveis aproximações entre a pedagogia histórico-crítica e a prática educativa na educação profissional e tecnológica; 6. O pedagogo no ambiente não formal: um relato de experiência no espaço Jardim do Afeto no município de Macaé/RJ; 7. As dores "sem delícias" do parto (des)humanizado em hospitais públicos ou privados: as narrativas de mulheres sobre a violência obstétrica; 8. Formação de educadores sociais: o Estatuto da Criança e do Adolescente e a atuação profissional com meninas e meninos; 9. Educação não formal: práticas educativas nos espaços não escolares; 10. Memória de Velhos: Educação popular em saúde como um ofício de cuidado; 11. A dimensão social do turismo na perspectiva da Pedagogia Social: práticas socioeducativas coletivas.

Customer Reviews