Virando a escola do avesso por meio da avaliação

Virando a escola do avesso por meio da avaliação

by Benigna Maria de Freitas Villas Boas

NOOK Book(eBook)

$7.99

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now
LEND ME® See Details

Overview

Esse livro analisa dois temas que, apesar de discutidos há muitas décadas, até hoje suscitam muitos questionamentos: repetência e evasão escolar. Tais problemas da escola brasileira relacionam-se ainda com outro, o da avaliação classificatória, forma ultrapassada de mensuração da aprendizagem. É por isso que a autora propõe o uso da avaliação formativa para transformar a escola, a fim de promover uma formação para a cidadania crítica. Ao discutir a avaliação formativa e suas possibilidades, são apresentadas suas principais formas – como a realizada por colegas, por meio de portfólio, de provas ou ainda de registros reflexivos. Merece destaque no livro a auto-avaliação, pois, devidamente empregada e associada a outros procedimentos, ela tem se mostrado um excelente recurso para o desenvolvimento da capacidade de reflexão e de tomada de decisão. Assim, a autora espera oferecer subsídios para que os envolvidos se inspirem nessas idéias e as coloquem em prática, adaptando-as a seu contexto de trabalho. - Papirus Editora

Product Details

ISBN-13: 9788530810405
Publisher: Papirus Editora
Publication date: 06/12/2013
Series: Magistério: Formação e trabalho pedagógico
Sold by: Bookwire
Format: NOOK Book
Pages: 144
File size: 568 KB

About the Author

Benigna Maria de Freitas Villas Boas nasceu em Bonfim (MG) e mora em Brasília desde 1960. É pedagoga, mestre em Educação pela Universidade de Houston, no Texas, doutora em Educação pela Unicamp e pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua em cursos de formação de professores e no curso de mestrado em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico, cadastrado pelo CNPq, desenvolve pesquisas sobre esse tema. Tem publicações importantes na área, ressaltando-se a organização do livro Avaliação: Políticas e práticas (Papirus, 2002), no qual é autora do capítulo "Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental".

Table of Contents

APRESENTAÇÃO
1. É PROIBIDO REPETIR, MAS É OBRIGATÓRIO APRENDER
2. EVASÃO ESCOLAR
3. O CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E A AVALIAÇÃO
4. AVALIAÇÃO FORMATIVA: ALIADA DO ALUNO E DO PROFESSOR
5. A AVALIAÇÃO INFORMAL E SUAS POSSIBILIDADES
6. A CONTRIBUIÇÃO DA AVALIAÇÃO POR COLEGAS
7. A CENTRALIDADE DA AUTOAVALIAÇÃO
8. A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO COMO UMA PRÁTICA DIÁRIA
9. PODE HAVER AUTO-AVALIAÇÃO EM UMA SOCIEDADE COMO A NOSSA?
10. AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO E PORTFÓLIO
11. PROVA: VILÃ DA AVALIAÇÃO?
12. REGISTROS REFLEXIVOS
13. RELATÓRIOS E PARECERES: O QUE REGISTRAR?
14. POR QUE BRIGAR SE A GENTE ESTÁ APRENDENDO?
15. AVALIAÇÃO É APRENDIZAGEM: ENQUANTO SE APRENDE SE AVALIA E ENQUANTO SE AVALIA SE APRENDE. O QUE SE APRENDE? O QUE SE AVALIA? QUEM APRENDE?
16. ARTICULAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Customer Reviews

Most Helpful Customer Reviews

See All Customer Reviews