Águas de comer: Peixes, mariscos e crustáceos da Bahia

Águas de comer: Peixes, mariscos e crustáceos da Bahia

by Raul Lody
Águas de comer: Peixes, mariscos e crustáceos da Bahia

Águas de comer: Peixes, mariscos e crustáceos da Bahia

by Raul Lody

eBook

$7.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Águas de comer reúne artigos que exploram a importância da alimentação proveniente de rios e mares a partir de abordagens diversas – biologia, cultura regional, religião, sociedade –, resgatando histórias de comunidades tradicionais. O conhecimento acumulado há gerações se reflete na relação dessas pessoas com os alimentos das águas e com o ofício da pesca. E, assim, o leitor é apresentado a técnicas que envolvem procedimentos específicos de acordo com as diferentes espécies de peixes, frutos do mar, algas - tudo o que pode ser trazido das águas para feiras, mercados, casas, festas e rituais religiosos. Os autores também compartilham receitas típicas nem sempre tão conhecidas pelo público.

Product Details

ISBN-13: 9788539611126
Publisher: Editora Senac São Paulo
Publication date: 08/06/2019
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 208
File size: 7 MB
Language: Portuguese

About the Author

Raul Lody, 59, antropólogo e museólogo, é criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana (Senac Bahia, 2006), museu pioneiro na América Latina. Representa, no Brasil, a International Commission on the Anthropology of Food (ICAF). Também é criador e coordenador do Grupo de Antropologia da Alimentação Brasileira da Fundação Gilberto Freyre. Seu livro Culinária caprina (Editora Senac Nacional) foi considerado, em 2006, o melhor do mundo na categoria "single subject" pelo Gourmand World Cookbook Awards. Em 2008, com o livro Brasil bom de boca: temas da antropologia da alimentação (Editora Senac São Paulo), recebeu outro prêmio do Gourmand World Cookbook Awards, na categoria "melhor livro de literatura em gastronomia" do Brasil. Em 2009, organizou o livro Dendê: símbolo e sabor da Bahia e, em 2010, recuperou os originais e organizou nova edição do Dicionário do doceiro brasileiro, de Antonio José de Souza Rego (publicado originalmente em 1892), uma das obras mais importantes da história.

Table of Contents

Nota do editor Introdução – O mito e a água (Raul Lody) Em defesa da qualidade ambiental para preservar a qualidade gastronômica dos produtos pesqueiros das comunidades tradicionais da Bahia (Miguel da Costa Accioly e Jussara Cristina Vasconcelos Rêgo) Aspectos nutricionais dos pescados e história de um pescador (Lílian Lessa Andrade, Tereza Cristina Braga Ferreira, Ícaro Ribeiro Cazumbá da Silva e Lucélia Amorim da Silva) Dos saberes aos sabores na pesca tradicional de Velha Boipeba (Jussara Cristina Vasconcelos Rêgo) História de pescadora: de farol a farol, dois dedos de prosa com Babi Brazil e Alexandra Amorim (Daniela Castro) A moqueca de baiacu e o "risco absoluto à vida humana": os saberes tradicionais e o mito da modernidade científica como saber socialmente referenciado (Paulo Henrique Carvalho e Silva) Pescado social: peixes e mariscos no cotidiano da comunidade quilombola de Bananeiras, Ilha de Maré (Lílian Lessa Andrade, Tereza Cristina Braga Ferreira e Mariel Cisneros López) Os peixes e a cozinha de matriz africana nos terreiros de candomblé (Elmo Alves Silva e Ricardo Pereira Aragão) Sabores que vêm das águas da Bahia (Odilon Braga Castro) Fotos Sobre os autores
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews