Fontes, história e historiografia da educação

Fontes, história e historiografia da educação

NOOK BookNova Ortografia (eBook - Nova Ortografia)

$9.99

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now
LEND ME® See Details

Overview

A presente coletânea reúne os textos das palestras ocorridas nas mesas-redondas da II Jornada do Histedbr, realizada no estado do Paraná, entre os dias 8 e 11 de outubro de 2002. O evento teve por tema geral "A produção em história da educação na região Sul do Brasil" e oportunizou a socialização da produção dos pesquisadores desse campo de conhecimento. Os textos que compõem a coletânea trazem uma pluralidade de aportes sobre a questão das fontes e, apesar da independência dos autores, não deixam de formar uma unidade em torno do tema geral. A publicação desta obra certamente contribuirá para acender ainda mais a discussão sobre os rumos da pesquisa em história da educação no Brasil, constituindo-se em referência necessária para professores, estudiosos e pesquisadores da educação brasileira.

Product Details

ISBN-13: 9788574964003
Publisher: Autores Associados
Publication date: 10/01/2017
Sold by: Bookwire
Format: NOOK Book
Pages: 228
File size: 2 MB

About the Author

Dermeval Saviani Professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr), pesquisador do CNPq e professor colaborador da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Flávia Obino Corrêa Werle Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS). Jean Vincent-Marie Guhur Professor doutor da Universidade Estadual de Maringá (UEM). José Claudinei Lombardi Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp; coordenador executivo do Histedbr. José Luís Sanfelice Professor livre-docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisador do Histedbr. Maria Cristina Gomes Machado Professora doutora da UEM. Maria Elisabeth Blanck Miguel Professora doutora do curso de pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Maria Luisa Santos Ribeiro Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-sp). Professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP. Marli Auras Professora doutora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sandino Hoff Professor doutor da Universidade do Contestado (UnC). Sérgio E. M. Castanho Doutor em educação, professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Teresa Jussara Luporini Historiadora, doutora em educação, atua no Mestrado em Educação das Faculdades Integradas Católicas de Palmas (Facipal-PR).

Table of Contents

Apresentação   XIII Parte I Fontes e História das Instituições Escolares 1 Breves considerações sobre fontes para a história da educação 3 Dermeval Saviani 1. O conceito 4 2. As fontes para a história das instituições escolares 7 3. Por uma política de fontes para a história da educação brasileira 9 História das instituições escolares: de que se fala? 13 Flávia Obino Corrêa Werle 1. Esclarecendo termos: história, instituição, escolares 13 2. Fala-se de monumentos 21 3. Fala-se de documentos/monumentos 24 4. Fala-se de relatos orais, memórias, recordações 26 5. Dificuldades/riscos 29 6. À guisa de conclusão 31 A educação escolar pública e a formação de professores no Império brasileiro 37 Sérgio E. M. Castanho Fontes e história das instituições escolares: o projeto educacional de Rui Barbosa no Brasil 65 Maria Cristina Gomes Machado 1. A origem das instituições escolares no cenário mundial 69 2. Os pareceres de Rui Barbosa: importantes fontes para a história das instituições escolares 72 3. À guisa de conclusão 80 Parte II Fontes e História das Políticas Educacionais História das políticas educacionais: a questão das fontes 87 Maria Luisa Santos Ribeiro 1. Considerações anteriores à colocação dos "princípios" 88 2. "Princípios" fundamentais que nortearam a busca, a seleção e a análise das fontes 89 3. Comentários redigidos posteriomente à participação na mesa-redonda 95 Fontes e história das políticas educacionais 97 José Luís Sanfelice Parte III Fontes e Historiografia Educacional Brasileira Do levantamento de fontes à construção da historiografia: uma tentativa de sistematização 111 Maria Elisabeth Blanck Miguel Fontes e historiografia educacional brasileira: contribuição para o debate a partir da produção de conhecimento em história da educação catarinense relativa ao século XIX 121 Marli Auras História e historiografia da educação: atentando para as fontes 141 José Claudinei Lombardi 1. História e história da educação 142 2. Historiografia e historiografia da educação 151 3. Fontes históricas e fontes historiográficas 154 4. A produção em história da educação no Brasil e o Histedbr 160 PARTE IV A Organização do Histedbr no Paraná O itinerário do Histedbr no Paraná 179 Jean Vincent-Marie Guhur, Maria Cristina Gomes Machado e Sandino Hoff 1. Introdução 179 2. O intinerário do Histedbr no Paraná 180 3. A busca por um método de investigação e de análise no Histedbr Paraná 186 História do GT "Educação Brasileira e Paranaense" 199 Maria Elisabeth Blanck Miguel Dez anos do Histedbr: a organização e criação do GT "Campos Gerais do Paraná" 209 Teresa Jussara Luporini 1. Uma prática de análise da documentação 215 2. A variedade de registros catalogados 220

Customer Reviews

Most Helpful Customer Reviews

See All Customer Reviews