Álvaro, Eugénia e Ana: Álvaro Cunhal - O homem por trás do político

Álvaro, Eugénia e Ana: Álvaro Cunhal - O homem por trás do político

by Judite Sousa

NOOK Book(eBook)

$5.99

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Overview

Lançando luz sobre duas das mulheres mais importantes da sua vida - a irmã Eugénia e a filha Ana -, este livro traça um retrato íntimo do grande líder comunista. Um documento a não perder.

Figura incontornável do século XX português, Álvaro Cunhal deixou no país a memória de um político combativo, de carácter recto e fiel aos seus princípios. Ficou para a História o seu compromisso na luta contra a ditadura e a sua dedicação ao Partido Comunista Português, de que foi até agora o líder mais destacado. Todos recordam o seu porte sério e reservado. Mas muito poucos conhecem o homem por trás do político.

Pela mão de Judite Sousa, um dos mais prestigiados rostos do jornalismo português, conhecemos o homem que foi Álvaro Cunhal. E descobrimos que, afinal, para lá do semblante sério, escondia-se um homem afável, com sentido de humor e muito dedicado à família. Um homem como os outros.

«Um irmão extremamente afectuoso, sempre preocupado com a família, que teve uma grande importância na minha formação, no sentido de olhar para os outros, preocupar-me com os outros, de nos darmos aos outros.»
Eugénia Cunhal

Product Details

ISBN-13: 9789896722142
Publisher: Penguin Random House Grupo Editorial Portugal
Publication date: 01/16/2014
Sold by: PENGUIN RANDOM HOUSE GRUPO EDITORIAL
Format: NOOK Book
Pages: 192
File size: 8 MB

About the Author

Judite Sousa, licenciada em História pela Faculdade de Letras do Porto, é uma das figuras mais importantes do jornalismo televisivo português da actualidade. Nascida em 1960 em Massarelos, no Porto, iniciou a sua carreira na RTP, em 1979, onde apresentou diversos programas de informação e análise política, coordenou e moderou debates e entrevistas com líderes partidários e fez a cobertura jornalística, como enviada especial, de alguns dos acontecimentos mais marcantes dos últimos vinte anos, entre os quais: o genocídio no Ruanda em 1994, a guerra civil na Bósnia em 1995, a transferência de soberania portuguesa de Hong Kong e Macau para a República Popular da China, em 1997 e 1999, respectivamente, os atentados do 11 de Setembro, a partir do Paquistão, em 2001, o atentado do 11 de Março em Madrid, em 2004, e a eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos da América, em 2008.

Comendadora da Ordem de Mérito em 2005, Judite Sousa foi ainda distinguida com o Prémio Bordalo de Jornalismo, em 1995, o Prémio do Instituto Português do Tratamento de Toxicodependência para Melhor Programa de Informação sobre o Problema das Drogas, em 2001, o Prémio TV 7 Dias para Melhor Programa de Televisão, em 2010, e o Prémio TV 7 Dias para melhor apresentadora de informação, em 2011 e 2012.

Em 2011, após treze anos à frente do reputado «Grande Entrevista», sai do canal de televisão público para a TVI, onde é actualmente directora-adjunta de Informação e apresenta, entre outros programas, o «Jornal das 8», ao domingo, com comentários de Marcelo Rebelo de Sousa (até à sua eleição como Presidente da República, em 2016), e «Olhos nos Olhos», com Henrique Medina Carreira, no canal de informação TVI24.

Além de jornalista, é ainda docente de Jornalismo e orientadora de teses de licenciatura no ISCEM - Instituto Superior de Comunicação Empresarial de Lisboa - e autora dos livros: Olá, Mariana - O poder da pergunta (Oficina do Livro, 2002), A Vida É Um Minuto - O poder da imagem (Oficina do Livro, 2008), Grande Reportagem, coordenado por Barata Feyo (Oficina do Livro, 2006) e Olhos nos Olhos, em co-autoria com Henrique Medina Carreira (Oficina do Livro, 2012).

Customer Reviews

Most Helpful Customer Reviews

See All Customer Reviews